METEREOLOGIA E JIGGING

Um dos factores principais em qualquer tipo de pesca é a METEREOLOGIA, perguntam muitas vezes o porque, como todos sabemos todos os seres vivos dependem de água como tal a mesma esta diretamente relacionada com os ciclos lunares.
Qualquer pescador de mar a primeira coisa que vê e analisa são as condições de tempo que ira fazer na sua saída para a pesca.

Dos principais pontos a ter em consideração na pesca ao JIGGING são:
Condição do mar, do vento e das correntes, pois além da nossa segurança pessoal, teremos de ter em conta que estamos a fazer uma pesca a deriva, logo a embarcação posiciona-se consoante as condições do tempo que faz.
Assim sendo, o ideal é termos um mar estável, uma força de vento nunca acima dos 8 nós e uma corrente não muito forte.

Claro que existem formas de se combater uma deriva muito grande, mas nunca fazemos as derivas como desejamos, isto é utilizando uma âncora flutuante ou pára-quedas. Hoje em dia já existem, graças a divulgação da internet, muitos sites de meteorologia onde se pode verificar todas estas condições climatéricas, como é exemplo o Windguru, ou o FNMOC, entre outros.

Também será aconselhável verificar a posição lunar e as amplitudes de mare para termos uma ideia das correntes e a melhor hora de atividade do peixe, pois como a maior percentagem de capturas na pesca ao Jigging são predadores, estes por norma só atacam na altura de se alimentarem pois não fazem desgaste de calorias em vão.
Dados estes factores o ideal para a pesca ao Jigging, é termos um mar com cerca de 1m de vaga com intervalos de 11 a 13 segundos, ventos nunca superiores a 8/10nos do mesmo quadrante.

Não se pense contudo que não se poderá pescar noutras condições, é logico que sim, mas não será a mesma coisa pois além de derivas mais rápidas e com menos probabilidade de capturas devido a uma deslocação mais rápida do barco sairemos rapidamente do pesqueiro ou então da zona da comedoria, obrigando muita vezes o mestre da embarcação a fazer bastantes correções ou estar a aguentar o barco com ajuda dos motores para o manter na posição desejada.

Em baixo uma imagem do WINDGURU, onde se pode verificar e analisar as condições para a pesca ao JIGGING, sendo o dia ideal a sexta e o sábado.

jigging_image

Jigging